A estratégia é um dos pilares da boa governança de TI nas organizações. Portanto, o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC) desempenha o papel de estabelecer e manter diretrizes de governança e gestão de TIC no âmbito da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco
Através do Plano Estratégico, são definidos os objetivos estratégicos de TI para o prazo de quatro anos. Por sua vez, esses objetivos estratégicos são desdobrados em metas de curto prazo definidas no Plano Diretor (PDTIC).
O desenho a seguir representa a visão simplificada da arquitetura de TI da SEE-PE, que visa representar o relacionamento da tecnologia da informação com a missão da secretaria. É um mecanismo de avaliação e planejamento de soluções tecnológicas, orientado ao atendimento das necessidades do negócio numa perspectiva estratégica.
O COBIT, do inglês Control Objectives for Information and related Technology, publicado pela ISACA em 2012, consolidou-se como o modelo de governança e gestão em TI mais utilizado no cenário global. A norma ISO/IEC 38500, que estabelece um modelo para a Governança Corporativa de TI no qual o COBIT 5 se baseia, orienta que os diretores da organização governem o uso da TI por meio de três tarefas principais:
Na SEE-PE, essas três tarefas principais ocorrem através de três processos, que estão representados no macroprocesso a seguir.
Processo de Gestão do PETI (Planejamento Estratégico de TI)
Processo de Gestão de Políticas de TIC
Processo de Monitoramento de Governança
As Políticas de TI são documentos que estabelecem as diretrizes que se aplicam na organização de forma a direcioná-la para seus objetivos e devem ser revisadas anualmente ou conforme eventual necessidade estratégica.
Esteja atento às Políticas de TI da SEE-PE:
Entre fevereiro e março de 2021, foi realizado o diagnóstico de governança e gestão de TI na SEE-PE, com base no modelo COBIT 5. Confira abaixo o relatório simplificado do diagnóstico.