Governança
Plano Estratégico

A estratégia é um dos pilares da boa governança de TI nas organizações. Portanto, o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC) desempenha o papel de estabelecer e manter diretrizes de governança e gestão de TIC no âmbito da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

Através do Plano Estratégico, são definidos os objetivos estratégicos de TI para o prazo de quatro anos. Por sua vez, esses objetivos estratégicos são desdobrados em metas de curto prazo definidas no Plano Diretor (PDTIC).

Objetivos Estratégicos de TI da SEE-PE 2021-2024
Arquitetura de TI

O desenho a seguir representa a visão simplificada da arquitetura de TI da SEE-PE, que visa representar o relacionamento da tecnologia da informação com a missão da secretaria. É um mecanismo de avaliação e planejamento de soluções tecnológicas, orientado ao atendimento das necessidades do negócio numa perspectiva estratégica.

Macroprocesso da Governança de TI

O COBIT, do inglês Control Objectives for Information and related Technology, publicado pela ISACA em 2012, consolidou-se como o modelo de governança e gestão em TI mais utilizado no cenário global. A norma ISO/IEC 38500, que estabelece um modelo para a Governança Corporativa de TI no qual o COBIT 5 se baseia, orienta que os diretores da organização governem o uso da TI por meio de três tarefas principais:

  • Avaliar – avaliar o uso atual e futuro da TI, incluindo as estratégias, propostas e arranjos de fornecimento (interno, externo ou ambos). 
  • Direcionar – orientar a preparação e a implementação de planos e políticas para garantir que o uso da TI atenda aos objetivos do negócio.
  • Monitorar – monitorar o cumprimento das políticas e o desempenho em relação aos planos, de forma que a TI esteja em conformidade com as obrigações externas e práticas internas de trabalho.

 

Na SEE-PE, essas três tarefas principais ocorrem através de três processos, que estão representados no macroprocesso a seguir.

Nossas Políticas de TI

As Políticas de TI são documentos que estabelecem as diretrizes que se aplicam na organização de forma a direcioná-la para seus objetivos e devem ser revisadas anualmente ou conforme eventual necessidade estratégica.

Esteja atento às Políticas de TI da SEE-PE:

Normas de Segurança da Informação - em revisão
Diagnóstico da Governança de TI

Entre fevereiro e março de 2021, foi realizado o diagnóstico de governança e gestão de TI na SEE-PE, com base no modelo COBIT 5. Confira abaixo o relatório simplificado do diagnóstico.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Subscribe to get 15% discount