O mapa a seguir tem como objetivo explicitar, de forma ilustrativa, o retrato da governança e gestão da GGTI em 2022, seguindo o Modelo de Referência de Processo do COBIT 5.
O COBIT, do inglês Control Objectives for Information and related Technology, publicado pela ISACA em 2012, consolidou-se como o modelo de governança e gestão em TI mais utilizado no cenário global.
Diferentes projetos e ações estruturadoras de melhoria estão em andamento em toda a GGTI. Através do mapa, observa-se que existem processos do COBIT 5 associados a uma Gerência Técnica, devido ao escopo do processo se referenciar à função de negócio ou projetos da respectiva gerência. Em contrapartida, muitos processos estão associados à área GGTI como um todo, devido ao caráter global do processo.
Processo EDM 01: Garantir a Definição e Manutenção do Modelo de Governança
Processo EDM 02: Garantir a Realização de Benefícios
Processo EDM 03: Garantir a Otimização do Risco
Processo EDM 04: Garantir a Otimização dos Recursos
Processo EDM 05: Garantir Transparência para as Partes Interessadas
Processo APO 01: Gerenciar a Estrutura de Gestão de TI
Processo APO 02: Gerenciar a Estratégia
Processo APO 03: Gerenciar Arquitetura da Organização
Processo APO 04: Gerenciar Inovação
Processo APO 05: Gerenciar Portfólio
Processo APO 06: Gerenciar Orçamento e Custos
Processo APO 07: Gerenciar Recursos Humanos
Processo APO 08: Gerenciar Relacionamentos
Processo APO 09: Gerenciar Contratos de Prestação de Serviços
Processo APO 10: Gerenciar Fornecedores
Processo APO 11: Gerenciar Qualidade
Processo APO 12: Gerenciar Riscos
Processo APO 13: Gerenciar Segurança
Processo APO 14: Gerenciar Dados
Processo BAI 01: Gerenciar Programas e Projetos
Processo BAI 02: Gerenciar Definição de Requisitos
Processo BAI 03: Gerenciar Identificação e Desenvolvimento de Soluções
Processo BAI 04: Gerenciar Disponibilidade e Capacidade
Processo BAI 05: Gerenciar Capacidade de Mudança Organizacional
Processo BAI 06: Gerenciar Mudanças
Processo BAI 07: Gerenciar Aceitação e Transição da Mudança
Processo BAI 08: Gerenciar Conhecimento
Processo BAI 09: Gerenciar Ativos
Processo BAI 10: Gerenciar Configuração
Processo DSS 01: Gerenciar Operações
Processo DSS 02: Gerenciar Solicitações e Incidentes de Serviços
Processo DSS 03: Gerenciar Problemas
Processo DSS 04: Gerenciar Continuidade
Processo DSS 05: Gerenciar Serviços de Segurança
Processo DSS 06: Gerenciar Controles do Processo de Negócio
Processo MEA 01: Monitorar, Avaliar e Analisar Desempenho e Conformidade
Processo MEA 02: Monitorar, Avaliar e Analisar o Sistema de Controle Interno
Processo MEA 03: Monitorar, Avaliar e Analisar Conformidade com Requisitos Externos
Processo EDM 01: Garantir a Definição e Manutenção do Modelo de Governança
Descrição: Analisa e articula os requisitos para a governança corporativa de TI, coloca em prática e mantém estruturas, princípios, processos e práticas, com clareza de responsabilidades e autoridade para alcançar a missão, as metas e os objetivos da organização.
Processo EDM 02: Garantir a Realização de Benefícios
Descrição: Otimiza a contribuição de valor para o negócio a partir dos processos de negócios, serviços e ativos de TI resultantes de investimentos realizados pela TI a custos aceitáveis.
Processo EDM 03: Garantir a Otimização do Risco
Descrição: Assegura que o apetite e tolerância a riscos da organização são compreendidos, articulados e comunicados e que o risco ao valor da organização relacionado ao uso de TI é identificado e controlado.
Processo EDM 04: Garantir a Otimização dos Recursos
Descrição: Assegura que as capacidades adequadas e suficientes relacionadas à TI (pessoas, processos e tecnologia) estão disponíveis para apoiar os objetivos da organização de forma eficaz a um custo ótimo.
Processo EDM 05: Garantir Transparência para as Partes Interessadas
Descrição: Assegura que a medição e relatórios de desempenho e conformidade da TI corporativa sejam transparentes para os stakeholders aprovarem as metas, métricas e as ações corretivas necessárias.
Processo APO 01: Gerenciar a Estrutura de Gestão de TI
Descrição: Esclarece e mantém a missão e visão da governança de TI da organização. Implementa e mantém mecanismos e autoridades para gerenciar a informação e o uso da TI na organização.
Processo APO 02: Gerenciar a Estratégia
Descrição: Fornece uma visão holística do negócio e ambiente de TI atual, a direção futura, e as iniciativas necessárias para migrar para o ambiente futuro desejado.
Processo APO 03: Gerenciar Arquitetura da Organização
Descrição: Estabelece uma arquitetura comum que consiste em processos de negócios, informações, dados, aplicação e tecnologia para realizar de forma eficaz e eficiente as estratégias de negócio e de TI por meio da criação de modelos e práticas-chave que descrevem arquitetura de linha de base.
Processo APO 04: Gerenciar Inovação
Descrição: Mantém uma consciência de TI e tendências de serviços relacionados, identifica oportunidades de inovação e planeja como se beneficiar da inovação em relação às necessidades do negócio. Influencia o planejamento estratégico e as decisões de arquitetura corporativa.
Processo APO 05: Gerenciar Portfólio
Descrição: Executa o conjunto de orientações estratégicas para os investimentos alinhados com a visão de arquitetura corporativa e as características desejadas do investimento e considerar as restrições de recursos e de orçamento. Avalia, prioriza programas e serviços, gerencia demanda dentro das restrições de recursos e de orçamento, com base no seu alinhamento com os objetivos estratégicos e risco. Move programas selecionados para o portfólio de serviços para execução. Monitora o desempenho de todo o portfólio de serviços e programas, propondo os ajustes necessários em resposta ao programa e desempenho do serviço ou mudança de prioridades da organização.
Processo APO 06: Gerenciar Orçamento e Custos
Descrição: Administrar as atividades financeiras relacionadas a TI tanto nas funções de negócios e de TI, abrangendo orçamento, gestão de custos e benefícios e priorização dos gastos com o uso de práticas formais de orçamento e de um sistema justo e equitativo de alocação de custos para a organização.
Processo APO 07: Gerenciar Recursos Humanos
Descrição: Fornece uma abordagem estruturada para garantir a estruturação ideal, colocação, direitos de decisão e as habilidades dos recursos humanos. Isso inclui a comunicação de papéis e responsabilidades definidas, planos de aprendizagem e de crescimento, e as expectativas de desempenho, com o apoio de pessoas competentes e motivadas.
Processo APO 08: Gerenciar Relacionamentos
Descrição: Gerencia o relacionamento entre o negócio e TI de uma maneira formal e transparente, que garanta foco na realização de um objetivo comum.
Processo APO 09: Gerenciar Contratos de Prestação de Serviços
Descrição: Alinha serviços de TI e níveis de serviço com as necessidades e expectativas da organização, incluindo identificação, especificação, projeto, publicação, acordo, e acompanhamento de serviços de TI, níveis de serviço e indicadores de desempenho.
Processo APO 10: Gerenciar Fornecedores
Descrição: Gerencia serviços relacionados a TI prestados por todos os tipos de fornecedores para atender às necessidades organizacionais, incluindo a seleção de fornecedores, gestão de relacionamentos, gestão de contratos e revisão e monitoramento de desempenho de fornecedores para a efetividade e conformidade.
Processo APO 11: Gerenciar Qualidade
Descrição: Define e comunica os requisitos de qualidade em todos os processos, os procedimentos e os resultados das organizações, incluindo controles, monitoramento contínuo, e o uso de práticas comprovadas e padrões na melhoria contínua e esforços de eficiência.
Processo APO 12: Gerenciar Riscos
Descrição: Identificar continuamente, avaliar e reduzir os riscos relacionados a TI dentro dos níveis de tolerância estabelecidos pela diretoria executiva da organização.
Processo APO 13: Gerenciar Segurança
Descrição: Define, opera e monitora um sistema para a gestão de segurança da informação.
Processo APO 14: Gerenciar Dados
Descrição: Obter e sustentar uma gestão efetiva dos ativos de dados organizacionais compreendendo todo o ciclo de vida dos dados, desde a criação, sua entrega, manutenção e arquivamento.
Processo BAI 01: Gerenciar Programas e Projetos
Descrição: Gerenciar todos os programas e projetos do portfólio de investimentos em alinhamento com a estratégia da organização e de forma coordenada. Inicia, planeja, controla e executa programas e projetos, e finaliza com uma revisão pós-implementação.
Processo BAI 02: Gerenciar Definição de Requisitos
Descrição: Identifica soluções e analisa os requisitos antes da aquisição ou criação para assegurar que eles estão em conformidade com os requisitos estratégicos corporativos que cobrem os processos de negócio, aplicações, informações/ dados, infraestrutura e serviços. Coordena com as partes interessadas afetadas a revisão de opções viáveis, incluindo custos e benefícios, análise de risco e aprovação de requisitos e soluções propostas.
Processo BAI 03: Gerenciar Identificação e Desenvolvimento de Soluções
Descrição: Estabelece e mantém soluções identificadas em conformidade com os requisitos da organização abrangendo design, desenvolvimento, aquisição/terceirização e parcerias com fornecedores/vendedores. Gerencia configuração, teste de preparação, testes, requisitos de gestão e manutenção dos processos de negócio, aplicações, informações/dados, infraestrutura e serviços.
Processo BAI 04: Gerenciar Disponibilidade e Capacidade
Descrição: Equilibra as necessidades atuais e futuras de disponibilidade, desempenho e capacidade de prestação de serviços de baixo custo. Inclui a avaliação de capacidades atuais, a previsão das necessidades futuras com base em requisitos de negócios, análise de impactos nos negócios e avaliação de risco para planejar e implementar ações para atender as necessidades identificadas.
Processo BAI 05: Gerenciar Capacidade de Mudança Organizacional
Descrição: Maximiza a probabilidade de implementar com sucesso a mudança organizacional sustentável em toda a organização de forma rápida e com risco reduzido, cobrindo o ciclo de vida completo da mudança e todas as partes interessadas afetadas no negócio e TI.
Processo BAI 06: Gerenciar Mudanças
Descrição: Gerencia todas as mudanças de uma maneira controlada, incluindo mudanças de padrão e de manutenção de emergência relacionadas com os processos de negócio, aplicações e infraestrutura. Isto inclui os padrões de mudança e procedimentos, avaliação de impacto, priorização e autorização, mudanças emergenciais, acompanhamento, elaboração de relatórios, encerramento e documentação.
Processo BAI 07: Gerenciar Aceitação e Transição da Mudança
Descrição: Aceita e produz formalmente novas soluções operacionais, incluindo planejamento de implementação do sistema, e conversão de dados, testes de aceitação, comunicação, preparação de liberação, promoção para produção de processos de negócios e serviços de TI novos ou alterados, suporte de produção e uma revisão pós-implementação.
Processo BAI 08: Gerenciar Conhecimento
Descrição: Mantém a disponibilidade de conhecimento relevante, atual, validado e confiável para suportar todas as atividades do processo e facilitar a tomada de decisão. Plano para a identificação, coleta, organização, manutenção, utilização e retirada de conhecimento.
Processo BAI 09: Gerenciar Ativos
Descrição: Gerencia os ativos de TI através de seu ciclo de vida para assegurar que seu uso agrega valor a um custo ideal. Os ativos permanecem operacionais e fisicamente protegidos e aqueles que são fundamentais para apoiar a capacidade de serviço são confiáveis e disponíveis.
Processo BAI 10: Gerenciar Configuração
Descrição: Define e mantém as descrições e as relações entre os principais recursos e as capacidades necessárias para prestar serviços de TI, incluindo a coleta de informações de configuração, o estabelecimento de linhas de base, verificação e auditoria de informações de configuração e atualizar o repositório de configuração.
Processo DSS 01: Gerenciar Operações
Descrição: Coordena e executa as atividades e procedimentos operacionais necessários para entregar serviços de TI internos e terceirizados, incluindo a execução de procedimentos operacionais, padrões pré-definidos e as atividades exigidas.
Processo DSS 02: Gerenciar Solicitações e Incidentes de Serviços
Descrição: Fornecer uma resposta rápida e eficaz às solicitações dos usuários e resolução de todos os tipos de incidentes. Restaurar o serviço normal; atender às solicitações dos usuários e registro, investigar, diagnosticar, escalar e solucionar incidentes.
Processo DSS 03: Gerenciar Problemas
Descrição: Identifica e classifica os problemas e suas causas-raízes e fornece resolução para prevenir incidentes recorrentes. Fornece recomendações de melhorias.
Processo DSS 04: Gerenciar Continuidade
Descrição: Estabelece e mantém um plano para permitir o negócio e TI responder a incidentes e interrupções, a fim de continuar a operação de processos críticos de negócios e serviços de TI necessários e mantém a disponibilidade de informações em um nível aceitável para a organização.
Processo DSS 05: Gerenciar Serviços de Segurança
Descrição: Protege informações da organização para manter o nível de risco aceitável para a segurança da informação da organização, de acordo com a política de segurança. Estabelece e mantém as funções de segurança da informação e privilégios de acesso e realiza o monitoramento de segurança.
Processo DSS 06: Gerenciar Controles do Processo de Negócio
Descrição: Define e mantém controles de processo de negócio apropriados para assegurar que as informações relacionadas e processadas satisfazem todos os requisitos de controle de informações relevantes.
Processo MEA 01: Monitorar, Avaliar e Analisar Desempenho e Conformidade
Descrição: Coleta, valida e avalia os objetivos e métricas do processo de negócios e de TI. Monitora se os processos estão realizando conforme metas e métricas de desempenho e conformidade acordadas e fornece informação que é sistemática e oportuna.
Processo MEA 02: Monitorar, Avaliar e Analisar o Sistema de Controle Interno
Descrição: Monitora e avalia continuamente o ambiente de controle, incluindo auto avaliações e análises de avaliações independentes. Permite a gestão de identificar deficiências de controle e ineficiências e iniciar ações de melhoria.
Processo MEA 03: Monitorar, Avaliar e Analisar Conformidade com Requisitos Externos
Descrição: Avalia se processos de TI e processos de negócios suportados pela TI estão em conformidade com as leis, regulamentos e exigências contratuais. Obtém a garantia de que os requisitos foram identificados e respeitados, e integrá-los à conformidade com o cumprimento global da organização.
O acompanhamento de ações e operações requer estruturas de monitoramento para apoiar a gestão e a governança, estabelecendo fluxos de informações com caráter de utilidade para o processo decisório, sobretudo na alocação de recursos e configuração dos arranjos dos processos.
Na GGTI, o reporte do PDTIC passou a ser realizado até o quinto dia útil de cada mês, referente aos resultados do mês anterior. Confira as próximas datas no calendário abaixo.
Na GGTI, os projetos e ações estruturadoras são gerenciados através do nosso Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP).
A seguir, constam os relatórios de monitoramento dos projetos e ações estruturadoras em andamento na GGTI, bem como o documento da nossa Metodologia de Gerenciamento de Projetos (MGP). A publicação dos relatórios possui frequência semestral.
Monitoramento de Indicadores do PDTIC
A mensuração e monitoramento periódico de indicadores permitem avaliar se a operação de TI da organização está alcançando os resultados esperados.
Na GGTI, por meio da definição do Processo de Monitoramento da Governança, os indicadores do PDTIC (Plano Diretor de TIC) e indicadores de gestão são monitorados e transparecidos através dos relatórios disponibilizados abaixo.
Monitoramento de Indicadores de Gestão
Para o monitoramento das contratações da GGTI, é estabelecido o Monitoramento ao final de cada ano, de acordo com o planejamento previsto no Plano de Contratações. O planejamento das contratações é baseado no Plano Diretor de TIC (PDTIC) vigente, considerando o levantamento das necessidades de negócio mapeadas.
Para o monitoramento dos contratos da GGTI, é estabelecido o Monitoramento da execução orçamentária ao final de cada ano, de acordo com o Plano Orçamentário Anual (POA) de TIC da SEE-PE.