Monitoramento
Mapa da Governança e Gestão

O mapa a seguir tem como objetivo explicitar, de forma ilustrativa, o retrato da governança e gestão da GGTI em 2022, seguindo o Modelo de Referência de Processo do COBIT 5.

O COBIT, do inglês Control Objectives for Information and related Technology, publicado pela ISACA em 2012, consolidou-se como o modelo de governança e gestão em TI mais utilizado no cenário global.

Diferentes projetos e ações estruturadoras de melhoria estão em andamento em toda a GGTI. Através do mapa, observa-se que existem processos do COBIT 5 associados a uma Gerência Técnica, devido ao escopo do processo se referenciar à função de negócio ou projetos da respectiva gerência. Em contrapartida, muitos processos estão associados à área GGTI como um todo, devido ao caráter global do processo.

Calendário de Monitoramento

O acompanhamento de ações e operações requer estruturas de monitoramento para apoiar a gestão e a governança, estabelecendo fluxos de informações com caráter de utilidade para o processo decisório, sobretudo na alocação de recursos e configuração dos arranjos dos processos.

Na GGTI, o reporte de indicadores gerenciais juntamente com os indicadores específicos do PDTI deve ser realizado até a 2ª semana de cada mês, referente aos resultados do mês anterior. Os indicadores de governança, por sua vez, devem ser acompanhados a cada semestre de acordo com a visão de calendário a seguir.

Projetos e Ações

Na GGTI, os projetos e ações estruturadoras são gerenciados através do nosso Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP).

A seguir, constam os relatórios de monitoramento dos projetos e ações estruturadoras em andamento na GGTI, bem como o documento da nossa Metodologia de Gerenciamento de Projetos (MGP). A publicação dos relatórios possui frequência semestral.

Indicadores Gerais

A mensuração e monitoramento periódico de indicadores permitem avaliar se a operação de TI da organização está alcançando os resultados esperados.

Na GGTI, por meio da definição do Processo de Monitoramento da Governança, os indicadores do PDTIC e indicadores de gestão são monitorados e transparecidos no Relatório Mensal de Desempenho GGTI.

Relatório Mensal de Desempenho GGTI

Contratações e Contratos
Contratações

Para o monitoramento das contratações da GGTI, é estabelecido o Monitoramento ao final de cada ano, de acordo com o planejamento previsto no Plano de Contratações. O planejamento das contratações é baseado no Plano Diretor de TIC (PDTIC) vigente, considerando o levantamento das necessidades de negócio mapeadas. 

Contratos

Para o monitoramento dos contratos da GGTI, é estabelecido o Monitoramento da execução orçamentária ao final de cada ano, de acordo com o Plano Orçamentário Anual (POA) de TIC da SEE-PE.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Subscribe to get 15% discount